A criação de uma nova fragrância requer paciência, um bom nariz e conhecimento especial da proporção certa de essências e solventes, como o álcool etílico ou a água.
Devemos esquecer a ideia de que um perfume é melhor quanto maior for a concentração de essências. A verdadeira chave para fazer um bom perfume é conseguir misturar a proporção adequada dos seus componentes. É essa a base de sua qualidade, na combinação de essências em quantidade e concentração adequadas.
Todos os nossos perfumes têm uma concentração entre os 17% e os 20% de essências. Significa que pertencem ao conjunto de fragrâncias consideradas como perfumes que devem ter uma concentração mínima de 16%. Os ingredientes básicos que usamos, são essências aromáticas naturais de alta qualidade, álcool e um fixador para garantir na pele.
Fabricamos os nossos perfumes de forma artesanal em Valência, num laboratorio com as condições óptimas de humidade e temperatura. Encarregamo-nos de todo o processo, desde a seleção de materiais, passando pela fabricação, embalagem, distribuição às lojas e venda.
Quais são as fases de elaboração de um perfume?
Em primeiro, temos de escolher a família olfativa com a qual gostaríamos de trabalhar. Existem sete famílias olfativas: cítricos, florais, orientais, amadeirados, chipres e frescos. Da mesma forma, as notas olfativas estão distribuidas numa pirâmide olfativa con notas de saída, coração e fundo.
As notas de saída são o primeiro aroma que percebemos. Podemos percebe-las durante os 20 primeiros minutos. São as pequenas moléculas mais efêmaeas. As notas de coração são o corpo principal do perfume e podem sentir-se desde os 20 minutos até 2 horas. As notas de fundo são geralmente agradáveis e profundas. Dão personalidade à fragrância, uma vez que se sentem desde as 2 até 8 ou 10 horas.
Para criar um perfume, os perfumistas principais escolhem primero as notas de fundo. Depois selecionam as notas de coração correspondentes e, por último, as notas de saída. A proporção recomendada é de 40-30-30. Todas as notas selecionadas devem formar uma perfeita harmonía, para conseguir criar um aroma articulado.
A elaboração começa com a dissolução de álcool com um pouco de água. De seguida, adiciona-se o óleo essencial desejado e mistura-se tudo para que marinar. A fragrância é então resfriada e filtrada. Durante todo o processo, realizam-se testes olfativos para garantir a qualidade e os aromas desejados nos nossos perfumes.
Esperamos que este artigo tenha ajudado a conhecer melhor o processo de elaboração dos nossos perfumes. Colocamos todo o nosso empenho e paixão na usa elaboração para conseguir oferecer perfumes da mais alta qualidade a um preço justo.
Gostaria de saber as equivalência de cada perfume. Obrigada.
Muito bom dia eu chamo António Pimenta,só apaixonado pela perfumaria artesanal duma forma geral quero criar perfumes em casa. Isso é possível elaborar e fazer perfumes duma forma como possa ser mais fácil.
Bom dia!
Desde já agradecemos o seu comentário. Sim, é possível elaborar um perfume em casa seguindo os passos que descrevemos 😉