Como fazer para que os seus perfumes durem mais?

O aroma dos perfumes não duram para sempre. Se quer melhorar o seu cheiro e prolongar a sua vida útil, leia este post com atenção.

Os pesquisadores Richard Axel e Linda Buck (Prémio Nobel de Medicina 2004) asseguram que “o ser humano é capaz de reconhecer e memorizar 10.000 aromas diferentes”. O olfato é o sentido mais primário e também um dos mais poderosos que o ser humano possui. Além disso, tem também a capacidade de tocar na fibra da memória, o que faz com que seja o sentido mais associado à memória.

Através do olfato, podemos reviver intensamente um momento do passado.

No entanto, por mais que gostemos de manter um perfume, não devemos deixá-lo apenas para as ocasiões especiais, pois, ao contrario de um bom vinho, os perfumes não ficam melhores com o passar dos anos.

Com o passar do tempo e as condições em que se encontram, podem alterar os componentes dos perfumes e transformar seu aroma.

Então, quanto tempo dura um perfume?

A resposta a esta pergunta não é tão simples. A vida útil recomendada de um perfume é de cerca de 24 meses após a abertura do frasco. Se não estiver aberto, pode durar anos, sempre e quando se conserve nas condições apropriadas.

Existem outros fatores que podem afetar sua vida útil. Dependendo da qualidade das suas essências, um perfume pode durar mais que o outro. Existem perfumes que podem durar mais de dez anos. Por outro lado, uma vez abertos, oxidam em poucos meses.

Os perfumes, tal como os cosméticos, estão sujeitos a processos de deterioração e sua duração dependerá de certas condições que devem ser levadas em consideração.

Aqui, mostramos alguns truques para aumentar sua vida útil:

  • Mantenha o perfume em sua caixa original. Tanto a luz natural como a artificial, podem mudar seu cheiro à medida que aceleram a quebra de ligações químicas que mantêm a fragrância unida.
  • Guarde o seu perfume num lugar seco, sem alterações excessivas de temperatura e humidade. Essas flutuações também têm efeitos semelhantes. Fazem com que os componentes voláteis reajam e alterem a composição química da fragrância.

Se quer um último conselho, de acordo com a nossa experiência, os perfumes da família oriental e os amadeirados duram mais que os cítricos e os florais. Além disso, os perfumes cujas essências são mais escuras (incenso, patchouli ou âmbar) duram mais que as essências leves (cítrica ou floral).

Como disse Patrick Süskind “o perfume vive no tempo, tem juventude, maturidade e velhice”

Não guarde o seu perfume só para as ocasiões especiais! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

X
Precisa de ajuda? Fale connosco